PROGRAMA DE PREVENÇÃO A QUEDAS

08/05/2018 12:04 | Última Atualização: 18/09/2018 13:35

Diretrizes Gerais:

Poderão participar do Programa de Prevenção a Quedas beneficiários da Unimed Marília e outras singulares mediante autorização da Unimed de origem e que estejam em dia com suas obrigações contratuais.

 

Justificativa:

Devido ao alto índice de quedas em idosos e considerando as complicações oriundas da condição na saúde e qualidade de vida dessa população é que este programa foi implementado.

 

Objetivo Geral:

Prevenir e/ou minimizar os riscos de quedas nos beneficiários acima de 60 anos.

 

Objetivos Específicos:

·         Orientação e esclarecimento à população alvo, seus familiares e cuidadores, assim como para profissionais envolvidos na assistência a essa faixa etária no que diz respeito à identificação de fatores de risco de quedas e suas consequências para a pessoa idosa.

·         Relacionar os fatores de risco ambientais mais importantes e orientar o idoso e sua família quanto às principais medidas preventivas.

 

Meta:

Reduzir o número de fraturas de fêmur.

 

Estratégia:

Primeira etapa - Palestra

A primeira iniciativa é uma palestra com equipe transdisciplinar que tem como objetivo alertar sobre os fatores de risco para quedas, a que as pessoas idosas estão expostas no domicílio e fora dele. Essa palestra é destinada principalmente aos idosos, seus familiares, cuidadores e profissionais que prestam assistência a essa população.

Segunda etapa - Avaliação individual e visita domiciliar

·         Inicialmente beneficiários acima 60 de anos e que já estão cadastrados no Programa Caminhar com Saúde.

·         Acolhimento no qual será realizada uma entrevista para esclarecer o funcionamento dessa segunda parte do Programa de Prevenção de Quedas e firmado o Termo de Compromisso. O beneficiário que aderir ao programa, vai passar então por uma avaliação global pela equipe transdisciplinar.

·         Visita domiciliar à casa do idoso, para avaliar as condições ambientais, fatores extrínsecos para o risco de queda, através de um roteiro de observação

·         Após o levantamento desses dados serão planejadas as medidas de adequação do ambiente domiciliar e ações de orientação personalizadas para diminuir os riscos de queda. Essas adaptações e adequações serão de responsabilidade do beneficiário e/ou familiar responsável. A equipe fará visitas regulares com o objetivo de verificar se as mudanças foram feitas e se estão de acordo com o que foi orientado.

·         Os idosos, seus familiares e cuidadores serão orientados a informar as possíveis ocorrências de quedas a equipe tão logo ela tenha acontecido para que seja investigada.

·         Após essas ações será mantido um acompanhamento mensal via telefone para monitorar os possíveis eventos adversos (quedas) e a necessidade de novas intervenções.

 

Espaço Viver Bem - Rua Cel. José Brás, 1087

T.: 14 2105-8191