PROGRAMA CONTROLE DA HIPERTENSÃO

08/05/2018 12:16 | Última Atualização: 08/05/2018 14:31

 

Diretrizes Gerais:

            Poderão participar do Programa Controle da Hipertensão, os beneficiários portadores de hipertensão arterial da Unimed Marília e de outras singulares do Sistema, mediante autorização da Unimed de origem e que estejam em dia com suas obrigações contratuais.

 

Justificativa:

Pensando em reduzir o número de intercorrências e agravos da hipertensão, com orientações quanto a adesão a terapia medicamentosa, nutrição e exercícios físicos, o Espaço Viver Bem da Unimed Marília criou o Programa de Hipertensão.

 

Objetivo Geral:

Prevenir as complicações recorrentes da hipertensão não tratados.

 

Objetivo Específico:

§  Conscientizar os participantes portadores de hipertensão sobre o que é a doença e quais suas consequências;

§  Estimular adesão das medicações prescritas pelo médico especialista;

§  Estimular boas práticas de alimentação e exercício físico;

§  Abordar os aspectos emocionais que influenciam essa patologia;

§  Orientar e estimular o monitoramento adequado dessa patologia.

 

Estratégias:

§  A captação dos beneficiários hipertensos acontece por: demanda espontânea; encaminhamento médico; redes sociais (Facebook) e cartaz de divulgação na Unimed Marília e seus postos de atendimento; consultórios médicos e hospitais e busca ativa pelos beneficiários que foram assistidos pelo Pronto Atendimento da Unimed Marília em decorrência da hipertensão

§  O beneficiário inscrito passa por um acolhimento individualizado realizado pela equipe multiprofissional, composta pela enfermeira, nutricionista e psicóloga;

§  Os encontros em grupos são iniciados após a realização do acolhimento. Serão encontros semanais totalizando 9 encontros, com duração de 1 hora cada, sempre no mesmo dia e horário pré-estabelecido

§  Após os 9 encontros, os encontros em grupo são finalizados, passando a ser realizado um contato telefônico de um profissional da equipe, uma vez por mês, para reavaliação com um questionário padronizado

§  Caso seja identificada qualquer alteração pelo contato telefônico ou abandono do tratamento, o beneficiário será encaminhado ao acompanhamento necessário

 

Recursos Humanos:

 

            Equipe multidisciplinar composta por enfermeira, psicóloga e nutricionista.