PROGRAMA CRESCER SAUDÁVEL

26/11/2018 10:41 | Última Atualização: 26/11/2018 13:17

Diretrizes Gerais:

Poderão participar do programa Crescer Saudável as crianças e adolescentes de 07 a 17 anos, beneficiárias da Unimed de Marília e de outras singulares do Sistema, que estejam em dia com suas obrigações contratuais.

 

Justificativa:

Devido a elevada incidência da atual realidade da criança nos contextos alimentar e sedentarismo, há necessidade de promover o autocuidado assistido para a criança e seus familiares.

 

Objetivo Geral:

Estimular a construção de hábitos saudáveis resultando em perda de peso, recuperação da autoestima e criação de um estilo de vida adequado para a criança e seus familiares, atuando no presente (crianças/adolescentes), mas com vistas ao futuro (adultos).

 

 Objetivo Específico:

1.      Oferecer atendimento multidisciplinar para tratamento, reeducação e monitoramento do autocuidado às crianças cuja avaliação profissional apresente sobrepeso ou obesidade, definida pelo Índice de Massa Corpórea – IMC – (OMS/2007)

2.      Reduzir, no público alvo, a ocorrência de doenças relacionadas à alimentação incorreta e o sedentarismo, bem como os índices de taxas de colesterol, triglicérides, glicemia de jejum e hipertensão.

3.      Estimular a construção e adoção de hábitos saudáveis pelas crianças e adolescentes, garantindo o conhecimento da importância e formas de prevenção e promoção da saúde.

4.      Minimizar riscos alimentares provenientes da indústria alimentícia.

 

Metas:

            Proporcionar melhor qualidade de vida aos beneficiários da Unimed, nos aspectos biopsicossociais.

 

Estratégia:

·         Captação dos beneficiários através de cartazes, visitas aos consultórios médicos, conteúdos disparados em rede social e TV. A demanda livre também ocorre na recepção do Espaço Viver Bem, onde são realizadas as inscrições.

·         Avaliação individual com os profissionais da equipe.

·         Encontros semanais para avaliação, troca de informações e orientações, com os profissionais da equipe multidisciplinar: psicologia, fisioterapia, enfermagem, terapeuta ocupacional, educadora física, cirurgiã dentista e nutrição.

·         Os beneficiários deverão alcançar os objetivos biopsicossociais, inibindo a predisposição de doenças, promovendo melhor qualidade de vida.

·         Controle dados vitais, peso e medidas, exames complementares solicitados pelo médico assistente.

  

Recursos Humanos:

            Equipe Multidisciplinar da Medicina Preventiva, composta por nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, educadora física e cirurgiã dentista.

 

Local:

             Os grupos serão realizados na Associação Paulista de Medicina (APM), no período da manhã e tarde.

 

Espaço Viver Bem - Rua Cel. José Brás, 1087

T.: 14 2105-8191