Medicina Preventiva apresenta resultados do programa Controle do Diabetes

Participantes destacam melhoria na qualidade de vida

03/07/2018 13:38 | Última Atualização: 03/07/2018 13:38
Pin It

Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. O número crescente de portadores de diabetes tipo 2 tem crescido significativamente em todo o mundo, de tal forma que os atuais 250 milhões de portadores da doença alcancem a soma de 380 milhões em 2025 se ações eficazes de prevenção não forem adotadas.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, o país tem, atualmente, mais de 13,4 milhões de pessoas com a doença. Desse total, 90% está associado ao tipo 2, diretamente relacionado com hábitos de vida pouco saudáveis, como sedentarismo e alimentação desequilibrada.

Um dos pilares norteadores do funcionamento do Sistema Unimed baseia-se na prevenção de doenças. Com o objetivo promover orientação aos portadores de diabetes e informação sobre a importância da prevenção e do tratamento adequado para conviver melhor com este problema, a Unimed Marília oferece o programa Controle do Diabetes gratuitamente aos seus beneficiários, afirma o coordenador do Espaço Viver Bem, o nefrologista Ivan de Melo Araujo. Com atendimento multidisciplinar da Medicina Preventiva, as reuniões são realizadas no Espaço Viver Bem. Durante o programa, o participante tem a oportunidade de compreender a doença a partir do ponto de vista de diferentes profissionais da área da saúde.

Descoberto há 3 anos, o diabetes de Nair Mancini está sob controle após ter passado pelo programa. Ela conta que teve redução da hemoglobina glicada, redução da glicemia e colesterol, além da circunferência abdominal. “Aprendi a me alimentar corretamente, deixando o bife gorduroso de lado”, revela. Dênis de Oliveira relata que é diabético há oito anos e sempre teve auxílio médico. Contudo, para ele, participar programa foi muito importante para sua autonomia e controle da doença. Ele conta que perdeu medidas na circunferência abdominal ao mesmo tempo em que ganhou mais disposição. Aprendeu sobre alimentação saudável, açúcares e carboidratos, além da importância da atividade física. “Hoje, vou a pé ao supermercado e pequenas distâncias viram caminhadas”, conta entusiasmado.

Há 10 anos, Maria José Ribeiro descobriu o diabetes e ao frequentar o programa entendeu a necessidade do uso correto dos medicamentos e alimentação adequada, que se refletiu nos valores reduzidos de sua glicemia.

A enfermeira da Medicina Preventiva, Luciane Montenegro de Rossi Rezende, explica que a equipe multidisciplinar adota um plano de cuidados individualizado, que possa ser seguido pelo paciente. Para ela, um dos pontos mais importantes do programa é orientar sobre os cuidados para controlar o diabetes e evitar complicações como neuropatias, nefropatias, retinopatias e vasculopatias, entre elas o tão temido pé diabético, muito frequente entre a população acometida pelo diabetes não controlado.

Para completar o ciclo de cuidados com o diabetes, a Unimed Marília oferece ainda o acompanhamento do paciente após o período do programa.

 

Para participar, o beneficiário da Unimed Marília deve fazer sua inscrição no Espaço Viver Bem, que fica na rua Coronel José Brás, 1087 ou pelo telefone (14) 2105-8191.

Pin It