Programa de combate ao tabagismo

Participantes contam como está a vida longe do cigarro

06/02/2018 18:27 | Última Atualização: 13/04/2018 21:03
Pin It

O programa de combate ao tabagismo, que funciona no Espaço Viver Bem, deu início à primeira turma no último mês de setembro e já tem muitas histórias bem sucedidas para contar. Formado por uma equipe multidisciplinar, composta por médico, enfermeiro, nutricionista, psicólogo e terapeuta ocupacional, o programa oferece atendimento psicoterapêutico grupal aos usuários com maior dificuldade para mudança de seu padrão de consumo do tabaco ou para atingir a abstinência e tem como objetivo auxiliar estas pessoas a superar a dependência do cigarro. Os grupos são fechados, heterogêneos (sexo e idade) e a frequência dos encontros é semanal.

 

Luiz Antonio Silva, 51 anos, está no programa por indicação de seu cirurgião vascular, Dr. Luiz Sérgio Marangão. Logo após a primeira reunião deixou de fumar, e revela que o apoio multidisciplinar é fundamental. Ele conta que o tabagismo além de fazer mal à própria saúde, incomodava as pessoas com quem convive, pois deixava um odor desagradável por onde passava e isso o constrangia. “Deixar de fumar foi bom para as pessoas que convivem comigo, e muito melhor para mim, pois meu paladar melhorou, estou me alimentando melhor, o dinheiro gasto com cigarro é utilizado para outras finalidades e em 10 dias de abstinência o chiado no peito desapareceu, entre outras vantagens.

 

 

Indicada por uma amiga, Claudia Maria Ribeiro, 45 anos, parou de fumar no quinto dia após a avaliação médica e está muito feliz por ter deixado no passado os 25 anos de tabagismo. Está mais disposta e calma, e passou a cuidar melhor da alimentação. Para Claudia, eventos sociais eram situações embaraçosas, pois seu marido e filho e filho não fumam, assim como a maioria das pessoas.

O próximo grupo terá início em fevereiro e as inscrições já podem ser feitas no Espaço Viver Bem, para beneficiários Unimed Marília e intercâmbio com autorização da Unimed de origem. O endereço é rua Coronel José Brás, nº 1087.

 

Todos os anos, mais de sete milhões de pessoas morrem em todo o mundo vítimas de doenças relacionadas ao consumo do tabaco. Este número alerta para o combate ao tabagismo, que aumenta o risco do desenvolvimento de cardiopatias, câncer e diabetes.

Fonte: OMS (2017)

 

Pin It